pt | eng
Obtido exclusivamente da azeitona através de processos mecânicos e físicos em condições na sua essência térmicas, que não provocam a sua alteração, o azeite Ouro d’ Elvas, é produzido com azeitonas inteiras, sãs e em excelente estado de maturação.

O azeite, gordura sintetizada naturalmente nas azeitonas como substância de reserva, contribui para assegurar a multiplicação da espécie, disponibilizando a energia necessária durante o período em que a azeitona nesta fase já liberta da árvore mãe, vai desenvolver-se e dar origem a uma nova planta.

Apanha da azeitona

Ocorrendo entre o final do Outono e o início do Inverno quando a cor da azeitona passa de verde a negra, o processo de apanha da azeitona pode fazer-se à mão, recorrendo a varas ou através de processo mecânico de vibração da árvore.

Do olival para o lagar

Logo após colheita, as azeitonas são transportadas para o lagar para serem transformadas, em recipientes adequados de modo a evitar fermentações indesejáveis.

Classificação, pesagem e armazenagem

Já no lagar, as azeitonas são classificadas de acordo com a variedade, para que sejam transformadas separadamente. Depois, as azeitonas são limpas de folhas e lavadas em água corrente, procedendo-se depois à sua armazenagem.

No nosso lagar, todas as azeitonas armazenadas, são transformadas nas 24 horas seguintes à recepção.

Moenda

Esta fase do processo de transformação de obtenção do azeite consiste na trituração da azeitona, de modo a formar uma pasta. Depois disto, a pasta é batida e aquecida numa termobatedeira de forma a aumentar o rendimento de extracção, facilitando a separação do azeite.

Extracção

Depois da massa de azeitona batida e aquecida, procede-se à extracção do azeite, separando-se a parte sólida (bagaço) da líquida (azeite e água de vegetação). Finaliza-se o processo, separando o azeite da água.

Armazenamento e engarrafamento

Após a extracção, o nosso azeite é armazenado em depósitos a uma temperatura ideal, permitindo uma correcta maturação do azeite sem favorecer a sua oxidação. Depois disto, o azeite é loteado, filtrado e engarrafado.